Portugal continua a registar dados positivos na sua economia. Um dos exemplos é o índice de volume de negócios no comércio a retalho, que avançou 2,4% em janeiro, segundo informou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Da mesma forma, o Eurostat divulgou que as vendas neste tipo de comércio no país tiveram, também em janeiro, o maior aumento da União Europeia face a dezembro: 6,7%; e a terceira maior subida homóloga, com 6,6%.

Em relação ao indicador de confiança dos consumidores, o INE indicou que “reforçou o acentuado movimento ascendente observado desde o início de 2013, registando o valor máximo desde janeiro de 2010”. Igualmente, o instituto sublinhou que desde julho se observam “aumentos dos indicadores de confiança em todos os setores, Indústria Transformadora, Construção e Obras Públicas, Comércio e Serviços”.

Adicionalmente, o INE difundiu que o PIB português apresentou uma variação homóloga em volume de 1,6%, no quarto trimestre de 2013. “Esta evolução traduziu em larga medida o contributo positivo da procura interna, devido sobretudo ao comportamento do consumo privado”, assegurou. Quanto ao contributo da procura externa líquida, segundo referiu o instituto, teve um “aumentou em resultado da aceleração das Exportações de Bens e Serviços”.

[photo credit: Marcos Proença]