O Instituto Nacional de Estatística revelou que o Produto Interno Bruto (PIB) português cresceu 1,6% no último trimestre de 2013, em termos homólogos. Em comparação com o trimestre anterior, o PIB incrementou-se 0,5% em termos reais, o que representa um crescimento por terceiro trimestre consecutivo.
Aliás, segundo as primeiras estimativas do gabinete de estatística da União Europeia (UE), o PIB português ficou acima da média da zona euro e da UE nesse mesmo período, informou a Agência Lusa.
Entre outros dados de interesse acerca da economia portuguesa, destaca o aumento das exportações da indústria de calçado em 8% durante o ano passado. O contributo deste setor à balança comercial é de 1,3 mil milhões de euros atualmente, como indicou em comunicado a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS).
Igualmente, as exportações do setor de mobiliário incrementaram-se em 11% durante 2013, um novo “recorde” para esta indústria, afirmou a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA). As vendas para cerca de 130 mercados, somaram 1,2 mil milhões de euros.
Por outro lado, a Associação Europeia do Setor Automóvel avançou que Portugal registou um aumento das vendas na ordem dos 31,8% em janeiro, sendo o segundo país com a maior subida na União Europeia, no que diz respeito à venda de automóveis ligeiros de passageiros.
[photo credit: Glyn Lowe Photoworks]