Portugal está no bom caminho. Segundo o estudo “Sectores de Portugal”, elaborado pela Informa D&B, o valor da produção no setor de calçado cresceu 6% em 2013 respeito ao ano passado, para um total de 1.910 milhões de euros. Os fatores que impulsionaram esta subida, indica o relatório, foram os preços e um “bom comportamento” das vendas para o estrangeiro.
Adicionalmente, a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) anunciou que este setor registou um aumento de 19% das exportações entre janeiro e fevereiro, em relação ao período homólogo, atingindo os 224 milhões de euros. O mercado francês é o principal destino destes produtos, tendo a Espanha e a Alemanha no segundo e terceiro lugar. No entanto, cabe destacar que as vendas para o Reino Unido subiram 190% durante os dois primeiros meses do ano.
Do mesmo modo, as vendas de automóveis em Portugal cresceram 40,5%, em termos homólogos, durante o primeiro trimestre do ano, sendo o país que lidera essa subida na União Europeia.
[photo credit: hom26]