O Executivo português aprovou a criação da Instituição Financeira de Desenvolvimento, conhecida como Banco de Fomento, no passado dia 11 de setembro, que terá como missão primordial o apoio financeiro das PME do país. Para atingir este objetivo, a nova entidade contará com 100 milhões de euros de capital e mil milhões em linhas de crédito comunitárias.

Segundo informou o ministro de Economia, António Pires de Lima, o governo espera que o banco esteja operativo até ao final deste ano, entrando em funções durante o mês de outubro. Ainda, o ministro declarou que o Banco de Fomento “vai permitir a agregação de um conjunto de entidades públicas que lidam com a ativação da economia e fundos comunitários”.

A entidade financeira grossista terá sede no Porto e contará com a supervisão do Banco de Portugal. Os bancos comerciais serão os intermediários para os pedidos de empréstimo.

Faça já o seu Plano de Negócio

A Value Added Partners pode facilitar o seu pedido de financiamento perante esta e outras instituições financeiras, através da elaboração de um Plano de Negócios acorde à sua empresa. Contacte-nos ou saiba mais sobre este serviço.

[photo credit: Images Money]