O Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, incluído no Programa Portugal 2020 para o desenvolvimento económico, social e territorial do país, abriu as candidaturas para duas ações: o Investimento na Exploração Agrícola e o Investimento na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas. Ambos os concursos estarão disponíveis até o dia 30 de junho de 2015.

Na primeira ação, pretende-se “reforçar a viabilidade das explorações agrícolas, promovendo a inovação, a formação, a capacitação organizacional e o redimensionamento das empresas”, assim como “preservar e melhorar o ambiente”, como se lê no site Portugal2020.pt. A tipologia de intervenção a apoiar respeita a investimentos nas explorações agrícolas, cujo valor total seja superior a 25 mil euros.

Na segunda, os objetivos são: “promover a expansão e renovação da estrutura produtiva agroindustrial, potenciando a criação de valor, a inovação, a qualidade e segurança alimentar, a produção de bens transacionáveis e a internacionalização do setor” e também manter o cuidado do ambiente. Neste caso, a tipologia de intervenção a apoiar depende de que os projetos se enquadrem num dos setores identificados no anexo I da Portaria nº 230/2014 de 11 de novembro; que o investimento total seja superior a 200 mil euros e inferior a 4 milhões de euros; ou que os projetos contribuam para o desenvolvimento da produção ou do valor acrescentado da produção agrícola.

Quer candidatar-se?

A Value Added Partners ajuda-o na candidatura para este e outros programas, graças às ferramentas e conhecimentos obtidos ao longo dos seus 10 anos. Contamos com consultores especializados nesta área, que o apoiarão para conseguir o sucesso que merece. Contacte-nos para mais informações: value@value.pt | www.value.pt

[photo credit: Eoin Gardiner]