O Banco de Portugal (BdP) apresentou as previsões para a economia portuguesa no período de 2014 a 2016. No relatório, a instituição indica que o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano ficará em 0,9%. Para os dois próximos anos, o banco assinala um crescimento de 1,5% para 2015 e de 1,6% para 2016, “o que configura um crescimento médio neste período ligeiramente superior ao projetado para a área do euro”.

“Estas projeções contemplam a manutenção de um crescimento robusto das exportações e uma aceleração da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) em 2015-2016. O dinamismo das exportações, num contexto de melhoria dos termos de troca, deverá favorecer a manutenção de excedentes da balança corrente e de capital ao longo do horizonte de projeção, permitindo uma melhoria da posição de investimento internacional”, revela o BdP.

Em relação à inflação, o Banco de Portugal prevê “níveis reduzidos, já que deverão manter-se pressões descendentes sobre os preços ao nível interno e externo”. Por outro lado, o setor privado “deverá registar um crescimento superior ao do PIB total”, motivado pela redução da atividade no setor público. Da mesma forma, tanto o setor de bens e serviços como o da construção terão uma aceleração e recuperação, respetivamente.

No que diz respeito às exportações de bens e serviços, as projeções do BdP “apontam para um crescimento de 2,6 por cento em 2014, de 4,2 por cento em 2015 e de 5 por cento em 2016”, situação que assegurará a dinâmica da economia portuguesa, “a par de uma recuperação da procura interna”.

[photo credit: fdecomite]