“Sob um ano recorde (2013), os números do turismo em 2014 impressionam pela sua força: estamos a crescer mais de 11%”, informou recentemente o ministro de Economia, António Pires de Lima. Segundo o Ministro, o crescimento foi possível graças às visitas de estrangeiros (perto de 16 milhões), como também pelo turismo doméstico.

“Hoje Portugal é um destino atrativo, é um destino ‘sexy’ pela sua qualidade”, sublinhou Pires de Lima. Prova disto é que, atualmente, a marca Portugal ocupa o 10º lugar na Europa e o 22º no mundo no setor turismo, segundo o Bloom Consulting Country Brand Ranking. No mesmo estudo, o país destaca-se como o mais procurado para o surf, assim como para outros tópicos como praias e gastronomia.

Este setor económico já bateu todos os recordes este ano. Até setembro, a balança turística atingiu os 5,5 mil milhões de euros, o que significa um aumento de 15% face a igual período de 2013, de acordo com dados avançados pelo Banco de Portugal. Por esta razão, João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, estima que o saldo da balança turística no final do ano atinja os 7 mil milhões de euros, cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB).

[photo credit: Frostie2006]