As redes sociais são um meio de comunicação efetivo, tanto para os indivíduos como para as empresas, é a conclusão que se extrai dum estudo efetuado pelo Grupo Marktest, intitulado Os Portugueses e as Redes Sociais 2013. Nomeadamente, para as marcas significam um canal exclusivo de contacto, já que “de forma rápida, envolvente e dinâmica, podem interagir com os seus consumidores”, como indica a investigação.

Este facto permite que as organizações tenham oportunidade de medir a influência que têm sobre os seus públicos-alvo, “pelo que uma atenção especial a estes sites permite ajustar estratégias de comunicação e divulgação capazes de minimizar eventuais falhas”, informa Marktest.

O estudo também revela que 95 % dos portugueses tem conta na rede social Facebook e 39% em YouTube, além de Google + (34%), LinkedIn (31%) e Hi5 (30%). Instagram é a revelação, sendo a sexta preferida pelos lusos e a nona em penetração. Quanto aos utilizadores e as marcas, o estudo indica que 66% segue empresas e 17% considera que ser fã delas nas redes sociais influencia a decisão de compra. Por isso, é imprescindível ter presença nestes meios.

Mas a realidade é outra. De acordo com o estudo Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Empresas, efetuado pelo Instituto Nacional de Estatística, só 36% das empresas portuguesas usou as redes sociais em 2013. Aliás, as grandes empresas do PSI20 tiveram “nota zero” quanto à presença neste tipo de meios, segundo um relatório apresentado pela empresa KW Digital.

Nesta era na que o conteúdo é o rei, há que conhecer bem cada uma das redes sociais para saber que tipo de informação colocar nelas, baseada na natureza de cada negócio, e assim conseguir chegar ao público com eficiência. O contacto é um assunto delicado; porém, é uma questão “de vida ou de morte” estar atento às reações dos fanáticos ou seguidores e dar resposta, oportuna e acertada, às dúvidas e incómodos ocasionados.

Em resumo, hoje em dia é necessário ter presença nos meios sociais. No entanto, é indispensável conhecer quais são os mais adequados para os negócios e como os usar, a fim de que as marcas possam manter uma comunicação constante e atrativa com os seus clientes.

[photo credit: Jason A. Howie]