A Informa D&B avançou que durante o primeiro semestre de 2014 houve uma diminuição dos processos de insolvência em Portugal de 17,1% face ao período homólogo. A empresa sublinhou, aliás, que “a tendência de descida foi ainda mais acentuada no segundo trimestre do ano, com menos 21,6% de entidades a entrar num processo de insolvência”, acrescentando que no primeiro trimestre a redução foi de 12,6%.

A pesar de estes resultados serem positivos, ainda há empresas portuguesas a fechar. Uma das respostas perante este facto é que “uma empresa economicamente viável também pode ser financeiramente inviável e, por esta razão, tornar-se em economicamente insustentável”, segundo afirmou António Vale, CEO da Value Added Partners. Por isso, resulta indispensável manter um planeamento estratégico e controle de gestão rigorosos nas empresas para evitar estas situações.

No entanto, para aquelas organizações que já se encontram num beco sem saída, o processo de Reorganização Empresarial pode ser a solução, visto que permite a recuperação dos negócios, evitando o seu encerramento prematuro. Para conhecer mais sobre este assunto, a Value Added Partners disponibiliza um serviço especifico e especializado, cuja informação pode encontrar aqui.

[photo credit: Jean-Bastien Prévots]