Hoje em dia, as empresas devem considerar, com obrigatoriedade, as melhores práticas para definirem corretamente os seus distintos processos. A ideia é serem cada vez mais eficientes na sua gestão, o que trará como resultado a sustentabilidade dos seus negócios.

Ao respeito, Pedro Antunes, especialista na área de Gestão de Qualidade e Gestão por Processos, e consultor da Value Added Partners, explica o seguinte: “Os Sistemas de Gestão da Qualidade são, como o próprio nome refere, ‘sistemas’ que promovem a melhoria contínua da empresa, através de uma eficaz Gestão por Processos identificados na organização”.

Nesse sentido, “a Gestão por Processos é efetuada por meio de um conjunto de boas práticas, devidamente implementadas e procedimentadas, baseadas numa norma (NP ISO 9001:2008, com alterações para breve – versão 2015)”, diz Antunes. Assim, “todos os requisitos inerentes ao sistema têm como objetivo fulcral e fundamental a focalização e satisfação do cliente, através de uma boa gestão da qualidade, em todos os processos que o constituem”, afirma.

Quanto aos passos a seguir para obter uma ótima implementação do Sistema de Gestão de Qualidade, Antunes assegura que, primeiro, “deve ser efetuado um diagnóstico inicial para avaliar o estado organizacional da empresa, ao nível dos seus Recursos Humanos, Físicos e Documentais. Nesta fase, devem ser identificados e analisados os processos existentes na empresa para se elaborar o mapa de processos e a respetiva interação de Inputs e Outputs entre eles. Após a realização do diagnóstico, deve ser criado um grupo de trabalho que vai colaborar na criação e implementação de todos os Procedimentos, Instruções de Trabalho, bem como de todos os Registos Documentais”.

Aliás, sublinha que “é importante que nessa equipa existam elementos com responsabilidades em todos os processos identificados, de forma que todos os procedimentos criados sejam o reflexo das práticas quotidianas da empresa”.

Mas, porque é que as empresas devem ter um Sistema de Gestão de Qualidade? Na opinião de Pedro Antunes, “desde que seja implementado de uma forma eficaz e pouco burocrática, é importantíssimo na melhoria organizacional da empresa, na definição das tarefas e competências dos seus colaboradores, na melhoria do fluxo de informação interdepartamental e, acima de tudo, no objetivo fundamental que é a satisfação do cliente”.

“Num Sistema de Gestão de Qualidade, o conjunto de processos que o constitui tem objetivos previamente definidos que devem ser monitorizados e medidos regularmente, através de indicadores que são comparados com metas, também previamente estipuladas. Este exercício permite à gestão da empresa inverter tendências, eventualmente negativas, monitorizadas através da execução de ações corretivas. Esta monitorização de indicadores e respetivos resultados permite à gestão avaliar o estado da Gestão da Qualidade, bem como serve de suporte a eventuais decisões estratégicas”, indica o especialista, em relacão aos benefícios que traz a implementação destes sistemas às empresas.