Segundo dados divulgados pelo Eurostat, Portugal é o segundo país da Zona Euro com o custo médio de trabalho mais baixo. Entre 2008 e 2013, os custos por hora trabalhada diminuíram 5,1% para um valor atual de 11,60 euros/hora, sendo que na Zona Euro é de 28,4 euros.
Visto por setor nesta zona, o custo laboral na Indústria portuguesa é mais baixo face à média: 10,1 euros/hora (menos de um terço da média europeia: 30,8 euros/hora). No caso do setor de Negócios, o custo é de 11,5 euros/hora; enquanto no da Construção é de 10,6 euros/hora e no de Serviços de 12,6 euros/hora.
Uma das razões que estimulou esta diminuição tem a sua origem na insistência do Governo português e de vários economistas em baixar os custos laborais, com o objetivo de promover a competitividade da economia e o aumento das exportações.
Apoio à contratação de pessoal
A Value Added Partners disponibiliza um serviço integral às empresas que desejam apostar em Portugal. Por isso, oferece assistência na seleção, contratação e formação da estrutura de Recursos Humanos, assim como apoio jurídico à negociação e contratação. Para mais informações, contacte-nos: www.value.pt | value@value.pt
[photo credit: Manuel Bahamondez H]