Durante o mês de janeiro, segundo dados do INE, as exportações do setor têxtil português tiveram um crescimento de 14%, face ao homólogo, para um total de 411 milhões de euros. Os principais destinos dos produtos têxteis portugueses neste período localizam-se na Europa, nomeadamente no mercado austríaco, polaco, francês, dinamarquês, sueco e britânico. Já fora destas fronteiras, Angola e China são os países que mais investiram nos produtos “made in Portugal”.

“Esperamos que o crescimento vigoroso de janeiro seja o primeiro mês de mais um ano de crescimento”, comentou o presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), João Costa.

Principal provedorda Galiza

Além do mais, de acordo com o relatório da Confederação de Indústrias Têxteis da Galiza (Cointenga), Portugal consolidou-se como o primeiro fornecedor de têxteis para esta comunidade. As importações situaram-se nos 417.029 euros em 2013, pelo que tiveram um crescimento de 6,8% face a 2012.

Da mesma forma, Turquia (273.037 euros), Marrocos (206.820 euros) e China (197.929 euros) ocuparam a segunda, terceira e quarta posição na classificação das importações galegas durante o ano passado.

[photo credit: FutUndBeidl]