Portugal continua a fortalecer as suas relações internacionais, com o intuito de estabelecer negócios entre o país e o mundo. Desta vez, o presidente Aníbal Cavaco Silva esteve na China para exortar aos empresários a investirem nesta nação, por ser “uma importante porta para Europa”.

“Existe hoje em Portugal toda uma nova geração de empresas com grande capacidade empreendedora, inovadora e tecnológica. Muitas estão a desenvolver produtos e serviços para novos segmentos de procura no mercado mundial”, disse Cavaco Silva em Pekim. Da mesma forma, o presidente da China, Xi Jinping, afirmou que “ambos concordámos que estamos num novo ponto de partida histórico”.

Portugal e a América Latina

A relação dos lusos com países latino-americanos também é cada vez mais forte. México, Peru e República Dominicana são alguns dos que estão a procurar negócios, quer em Portugal, quer nas suas respetivas nações.

O chanceler mexicano, José Antonio Meade Kuribreña, informou que México e Portugal têm oportunidade de incrementar o comércio, o investimento e a sua cooperação em matéria de portos, turismo, serviços postais, energias renováveis, tecnologia da informação e educação.

Do mesmo modo, a República Dominicana quer incrementar as exportações entre ambos os países, sendo que estas têm crescido 19% entre 2009 e 2013. Entre os principais produtos que Portugal exporta para esta nação encontram-se papel, cartão, madeira, medicamentos e gás.

Igualmente, nos últimos 10 anos Peru e Portugal têm estabelecido laços de cooperação, pelo que os peruanos estão a procurar mais investimento luso no país para o impulso da inovação e o desenvolvimento industrial. “Nos últimos anos, o crescimento da economia peruana tem sido superior ao 6%”, indicou o vice-ministro de Relações Exteriores desse país, Fernando Rojas.

[photo credit: Nicolas Raymond]