A Planificação Estratégica é um processo de gestão que se efetua a partir da formulação dos objetivos quantificáveis de curto, médio e longo prazo; dos meios necessários para a sua obtenção; e das medidas de controle de execução e eventuais planos de contingência a aplicar em caso de alteração das condicionantes, ao longo do processo.Este documento oferece a informação necessária para conduzir, da forma mais efetiva e eficiente possível, o rumo da organização. Deste modo, as atividades empresariais fundamentam-se num plano lógico e não em palpites.

“O Plano Estratégico está para uma empresa como uma bússola está para um viajante. É um verdadeiro instrumento de orientação, evitando que a empresa navegue ao sabor do vento, errante, sem saber por onde caminha”, afirma António Vale, CEO da Value Added Partners.

Aliás, acrescenta: “A elaboração de um plano estratégico deve ser ela própria programada e envolver a estrutura de recursos humanos, de forma que todos se responsabilizem e impliquem na sua implementação, sendo também fundamental que todos conheçam em pormenor os objetivos e caminhos a trilhar pela organização com a qual colaboram”.

A Value Added Partners, por exemplo, elabora o plano estratégico para cada um dos seus clientes com o firme propósito de servir de guia aos responsáveis das empresas durante um período de cerca de 5 anos. A Value recomenda rever e ajustar periodicamente este plano, com o intuito de manter a sua atualidade.

Em resumo, a planificação estratégica é vital para o sucesso das organizações, seja qual for o seu negócio.

[photo credit: Victor1558]