Desde o início dos tempos, o ser humano tem-se caracterizado não só pela sua necessidade de comunicar, mas também pelas relações sociais. Por isso, o homem tem desenvolvido diversos meios para estabelecer comunicação e, portanto, relações, desde os hieróglifos e até aos populares social media com os que contamos atualmente.
Contudo, encontramo-nos sempre com alguém que tem muitas dificuldades para estreitar laços com outros. Esse “alguém”, com muita regularidade, é uma empresa. Mas o que é que tem a ver uma empresa nisto de estabelecer relações sociais? Muito. Se uma marca ou organização não consegue comunicar eficientemente, tanto ao nível interno como externo, enfrentar-se-á a situações que lhe podem custar a sua reputação e, por conseguinte, o seu negócio.
A comunicação empresarial de hoje está marcada por uma integração de várias áreas: o marketing, as relações públicas e as comunicações como tal. O objetivo é produzir mensagens coerentes sobre a empresa ou as suas marcas para as transmitir de maneira efetiva, através de diversos meios, ações e estratégias, para atingir ao seu público-alvo e gerar fidelidade.
Isto deve-se a que, segundo explica Don Schultz, um dos pais das Comunicações Integradas de Marketing, os clientes passaram de só ouvir e escolher a responder e fazer-se ouvir perante as empresas. Por esta razão, as quatro P’s de MacCharthy foram destronadas pelas quatro C’s de Lauterborn: o produto pelo consumidor; o preço pelo custo; a praça pela conveniência de comprar; e a promoção pela comunicação. Adicionalmente, as novas tecnologias têm desempenhado um papel fundamental neste processo, já que agora os consumidores estão mais informados do que nunca e, tendo em conta isto, exigem das organizações uma atenção preferencial e direta.
Simultaneamente, a comunicação interna é tão importante como a externa. Apesar de uma empresa viver da venda de um produto ou serviço, não significa que deva comunicar exclusivamente com os seus compradores ou clientes, deixando de lado a sua força laboral, ou seja, a quem cria esse produto/serviço. É de suma importância manter informada a estrutura de pessoal sobre a sua empresa, os seus objetivos, metas, valores, etc.; pois é o seu capital humano o seu principal promotor. Ao ter empregados bem informados acerca do trabalho da organização, terá uma equipa comprometida que, ao mesmo tempo, divulgará as suas mensagens chave, fazendo “publicidade” de boca em boca.
Lamentavelmente, hoje em dia muitas empresas acreditam que, pelo facto dos seus gestores saberem comunicar, também dominam a área da comunicação empresarial. Nem sequer contam com um departamento desta área nas suas empresas ou, pior, contam com uma agência que lhes absorve o dinheiro sem oferecer resultados concretos. É um deles? Esperamos que não.
Mónica De Oliveira
Communications and Marketing Consultant – Value Added Partners
[photo credit: Jonny Goldstein]