No mundo globalizado no qual vivemos atualmente, resulta cada vez mais evidente a ideia da internacionalização das empresas. Existem inúmeros casos de êxito que suportam esta tese, desde grandes até médias empresas, a nível mundial. Apesar disso, ainda há empresários que consideram este passo um risco que não querem assumir.

A internacionalização é o caminho que deve percorrer uma empresa ou negócio para aceder a mercados externos, com o intuito de manter ou aumentar o nível de crescimento da atividade empresarial. Esse processo está marcado pela análise profunda das condições atuais da empresa, especificamente os seus pontos fracos e fortes; assim como dos mercados de destino, no qual é imprescindível identificar as oportunidades e ameaças que terá o negócio neles.

Portanto, é preciso formular a estratégia de internacionalização, os objetivos que deseja atingir a empresa, selecionar as localizações e determinar a forma de entrada nos mercados pretendidos. Porém, o mais relevante é monitorizar constantemente as ações empreendidas e ter a suficiente flexibilidade para se adaptar ao novo contexto e fazer os ajustes necessários, de maneira eficiente e oportuna.Por esta razão, a Value Added Partners põe à disposição das empresas o seu serviço de Internacionalização, que se baseia principalmente no âmbito do Planeamento Estratégico, Controle de Gestão, Auditoria e Otimização Fiscal, garantindo o controlo da gestão empresarial, inclusive à distância, apenas com um clique. Para mais informação sobre este serviço, consulte a nossa apresentação em Slideshare.

[photo credit: Kevin Dooley]